Quem somos

A pluralidade de atores que participam do processo decisório e de temas que integram as agendas de política externa demandam uma investigação a respeito das implicações decorrentes dessa nova configuração. O NEAAPE reúne pesquisadoras e pesquisadores dedicados a compreender este universo por meio de seus estudos e análises sobre o processo decisório de política externa de distintos países, seja de forma individual ou sob uma perspectiva comparada. O NEAAPE também produz textos, mapas, infográficos, tabelas e entrevistas que ilustram e problematizam este campo de pesquisa e reflexão. Criado em 2016, o Núcleo dá continuidade às pesquisas realizadas no âmbito da extinta Rede de Agendas e Atores de Política Externa que foi responsável, com apoio do CNPq, por avançar a reflexão sobre a política externa como uma política pública.

COORDENAÇÃO

leticia_neaape

 

Letícia Pinheiro

Coordenadora

Professora do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ (IESP/UERJ), é doutora em Relações Internacionais pela London School of Economics and Political Science. Foi professora adjunta do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e foi Visiting Research Associate junto ao Brazilian Studies Programme/Latin American Studies da University of Oxford. É especialista em Política Externa Brasileira, e trabalha nos seguintes temas: processo decisório, cooperação sul-sul, democracia e política externa, análise de política externa.

 

Fernanda Cristina Nanci Izidro Gonçalves

Coordenadora

Doutora em Ciência Política pelo IESP/UERJ, mestre em Relações Internacionais (PUC/Rio), especialista em Gerenciamento de Projetos (UFF) e graduada em Relações Internacionais (La Salle – RJ). Atualmente é coordenadora e professora do curso de Relações Internacionais no Centro Universitário La Salle-RJ. Atua nas seguintes áreas acadêmicas: Análise de Política Externa, Política Externa Brasileira, Política Externa Colombiana, Política de Defesa, Cooperação Sul-Sul e Políticas Públicas.

WhatsApp Image 2023-05-29 at 19.03.10

Ghaio Nicodemos

Coordenador

Doutorando em Ciência Política no IESP-UERJ, mestre em Ciência Política também pelo IESP-UERJ. Bacharel em Administração Pública pela UNIRIO. Pesquisador do Núcleo de Estudos de Atores e Agendas de Política Externa e Bolsista da CAPES Principais áreas de pesquisa: influência de grupos de interesse e pressão na formulação de políticas públicas, comércio exterior, política externa e legislativo, cooperação internacional em ciência e tecnologia, cooperação internacional energética e regimes internacionais de controle e desarmamento atômico.

EQUIPE

Anna de Holanda

UERJ

Graduanda em Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em Comércio Exterior pelo Centro Universitário IBMR. Pesquisadora bolsista de iniciação científica no Núcleo de Estudos de Atores e Agendas de Política Externa do IESP – UERJ. Interesse em política externa da América Latina, integração regional, cultura e relações internacionais, cooperação sul-sul. País que pesquisou no NEAAPE: Colômbia.

Eduardo Morrot Coelho Madureira

IESP-UERJ

Doutorando e Mestre em Ciência Política no IESP-UERJ. Bacharel em Direito e em Relações Internacionais, ambos pela UFRJ. Pesquisador do Núcleo de Estudos de Atores e Agendas de Política Externa (NEAAPE). Suas áreas de interesse são a Ciência Política, Análise de Política Externa e Direito. Países que pesquisou no NEAAPE: Brasil.

Joao Gabriel Danon Tavares

UERJ

Doutorando em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ/Bolsista CAPES) e Mestre em Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGRI-UERJ/Bolsista FAPERJ). Especialista em Relações Internacionais e Direito Internacional pelo Instituto Brasileiro de Mercado e Capitais (IBMEC-SP) e Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisa Política Exterior Brasileira e sua relação com o Poder Legislativo, dentre outros temas da área de política internacional.

Stephanie Braun Clemente

UERJ

Doutoranda em Relações Internacionais no PPGRI/UERJ. Mestre em Relações Internacionais no PPGRI/UERJ. Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Grupos de pesquisa: Laboratório de Estudos sobre Regionalismo e Política Externa (LERPE) – UERJ. Bolsista de doutorado da CAPES. Áreas de atuação e interesses: Política Externa da Venezuela; Integração Regional; Estudos sobre América Latina; Análise de Política Externa; Política Internacional. País que pesquisou no NEAAPE: Venezuela.

Débora Bedim Loures

ECEME

Doutoranda em Ciências Militares no Programa de Pós-Graduação em Ciências Miliares na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Mestre em Ciências Militares também pela ECEME. Bacharela em Relações Internacionais pelo Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro (UNILASALLE/RJ), realizou mobilidade acadêmica internacional para a Management Center Innsbruck (MCI). É Bolsista CAPES. É pesquisadora do Núcleo de Estudos de Atores e Agendas de Política Externa (NEAAPE) e do Observatório Político Sul-Americano (OPSA). Principais áreas de interesse e atuação: Relações Internacionais, Análise de Política Externa, Política Externa, Política de Defesa, Operações de Paz. País que pesquisou no NEAAPE: Uruguai

Guilherme France

IESP-UERJ

Doutorando em Ciência Política no IESP-UERJ. Mestre em Direito pela UERJ e Mestre em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC-FGV. Bacharel em Direito pela UERJ e em Relações Internacionais pela PUC-Rio. Consultor, advogado e pesquisador para organizações internacionais e ONGs, como Pacto Global da ONU, Transparency International, Instituto Ethos de Responsabilidade Social e Alliance for Integrity. Gerente do Centro de Conhecimento Anticorrupção da Transparência Internacional Brasil. Pesquisador Senior do FGVethics (Centro de Estudos em Ética, Transparência, Integridade e Compliance) na FGV EAESP. É Pesquisador do Núcleo de Estudos de Atores e Agendas de Política Externa (NEAAPE). Direitos Humanos, Terrorismo e Corrupção são seus principais temas de interesse. País que pesquisou no NEAAPE: África do Sul.

Yuri Freitas

IESP-UERJ

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Pós-graduando em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, tendo realizado intercâmbio acadêmico na Universidade de Saskatchewan, Canadá. Possui interesses de pesquisa em Direitos Humanos, Política Externa, Política Internacional e Organizações Internacionais.

PESQUISADORES ASSOCIADOS

Monica Hirst

IESP-UERJ

Doutora em Estudos Estratégicos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais/ UFRGS (2011) e de Mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1982) e bacharel em Historia pela PUC-RJ (1976). Foi professora titular do Departamento de Economia e Administracão da Universidad Nacional de Quilmes(2012-2018), mantém vínculo com o Doutorado em Estudos de Deenvolvimento e atividades de pesquisa desta universidade e ensina no Mestrado de Estudos Internacionais da Universidade Torcuato di Tella desde. Foi professora do Departamento de Ciência Politíca e Estudos Internacionais da Universidade Torquato di Tella em Buenos Aires, Argentina(2000-2012) . Foi diretora-executiva da Fundação Centro de Estudos Brasileiros em Buenos Aires de 1996-2006 e participou da criação da Area de Relações Internacionais da FLACSO-Argentina, onde se desempenhou como pesquisadora sênior e professora nos anos de 1985-1999. Além de docente do Instituto de Serviço Exterior da Argentina-MREC (1994-2008) foi também professora visitante nas universidades de Stanford, Harvard, USP, UFSC e IESP-UERJ. Em 2016 foi pesquisadora-visitante no IECAH(Madrid) e Swisspeace Academy(Berna). Durante o período 2006-2009 atuou como co-coordenadora do Programa IBAS de bolsas para pesquisa do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro. Foi bolsista-doutor do Programa de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional(2011-2013)/IPEA. Realizou consultorias para o PNUD, UNOSSC, Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Argentina e Colômbia, Fundação Ford, NOREF e a Fundação Friedrich Ebert. Suas principais áreas de interesse são: política e segurança regional, paz e governança global,política externa do Brasil, regionalismo latino-americano, cooperação internacional e ajuda humanitária.. Publicou livros, capítulos de livros e artigos em periódicos especializados no Brasil, Estados Unidos ,India, Noruega, Portugal, Espanha e em diversos países latino-americanos, além de uma participação sistemática em eventos acadêmicos relacionados aos temas de sua especialização.