Quem somos

A pluralidade de atores que participam do processo decisório e de temas que integram as agendas de política externa demandam uma investigação a respeito das implicações decorrentes dessa nova configuração. O NEAAPE reúne pesquisadoras e pesquisadores dedicados a compreender este universo por meio de seus estudos e análises sobre o processo decisório de política externa de distintos países, seja de forma individual ou sob uma perspectiva comparada. O NEAAPE também produz textos, mapas, infográficos, tabelas e entrevistas que ilustram e problematizam este campo de pesquisa e reflexão. Criado em 2016, o Núcleo dá continuidade às pesquisas realizadas no âmbito da extinta Rede de Agendas e Atores de Política Externa que foi responsável, com apoio do CNPq, por avançar a reflexão sobre a política externa como uma política pública.

COORDENAÇÃO

leticia_neaape

 

Letícia Pinheiro

Coordenadora

Professora do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ (IESP/UERJ), é doutora em Relações Internacionais pela London School of Economics and Political Science. Foi professora adjunta do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e foi Visiting Research Associate junto ao Brazilian Studies Programme/Latin American Studies da University of Oxford. É especialista em Política Externa Brasileira, e trabalha nos seguintes temas: processo decisório, cooperação sul-sul, democracia e política externa, análise de política externa.

 

Fernanda Cristina Nanci Izidro Gonçalves

Coordenadora

Doutora em Ciência Política pelo IESP/UERJ, mestre em Relações Internacionais (PUC/Rio), especialista em Gerenciamento de Projetos (UFF) e graduada em Relações Internacionais (La Salle – RJ). Atualmente é coordenadora e professora do curso de Relações Internacionais no Centro Universitário La Salle-RJ. Atua nas seguintes áreas acadêmicas: Análise de Política Externa, Política Externa Brasileira, Política Externa Colombiana, Política de Defesa, Cooperação Sul-Sul e Políticas Públicas.

EQUIPE

Anna de Holanda

UERJ

Graduanda em Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em Comércio Exterior pelo Centro Universitário IBMR. Pesquisadora bolsista de iniciação científica no Núcleo de Estudos de Atores e Agendas de Política Externa do IESP – UERJ. Interesse em política externa da América Latina, integração regional, cultura e relações internacionais, cooperação sul-sul. País que pesquisa no NEAAPE: Colômbia.

Débora Bedim Loures

ECEME

Doutoranda em Ciências Militares no Programa de Pós-Graduação em Ciências Miliares na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Mestre em Ciências Militares também pela ECEME. Bacharela em Relações Internacionais pelo Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro (UNILASALLE/RJ), realizou mobilidade acadêmica internacional para a Management Center Innsbruck (MCI). É Bolsista CAPES. É pesquisadora do Núcleo de Estudos de Atores e Agendas de Política Externa (NEAAPE) e do Observatório Político Sul-Americano (OPSA). Principais áreas de interesse e atuação: Relações Internacionais, Análise de Política Externa, Política Externa, Política de Defesa, Operações de Paz. País que pesquisa no NEAAPE: Uruguai

Felipe Vidal

UERJ

Mestrando em Relações Internacionais pelo PPGRI da UERJ. Bacharel em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais pelo CEFET/RJ, com período de mobilidade acadêmica na Faculté des Sciences Juridiques, Politiques et Sociales da Université de Lille. Pesquisador do Núcleo de Estudos Atores e Agendas de Política Externa (NEAAPE) do IESP/UERJ. Bacharel em Engenharia Eletrônica pelo CEFET/RJ, com mobilidade acadêmica na Swinburne University of Technology. Interesse nas áreas de Análise da Política Externa, Política Internacional e Religião, com atuação voltada para a Política Externa Vaticana. País que pesquisa no NEAAPE: Rússia.

Ghaio Nicodemos

IESP-UERJ

Doutorando em Ciência Política no IESP-UERJ, mestre em Ciência Política também pelo IESP-UERJ. Bacharel em Administração Pública pela UNIRIO. Pesquisador do Núcleo de Estudos de Atores e Agendas de Política Externa e Bolsista da CAPES Principais áreas de pesquisa: influência de grupos de interesse e pressão na formulação de políticas públicas, comércio exterior, política externa e legislativo, cooperação internacional em ciência e tecnologia, cooperação internacional energética e regimes internacionais de controle e desarmamento atômico. Países que pesquisa no NEAAPE: Equador. 

Guilherme France

IESP-UERJ

Doutorando em Ciência Política no IESP-UERJ. Mestre em Direito pela UERJ e Mestre em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC-FGV. Bacharel em Direito pela UERJ e em Relações Internacionais pela PUC-Rio. Consultor, advogado e pesquisador para organizações internacionais e ONGs, como Pacto Global da ONU, Transparency International, Instituto Ethos de Responsabilidade Social e Alliance for Integrity. Gerente do Centro de Conhecimento Anticorrupção da Transparência Internacional Brasil. Pesquisador Senior do FGVethics (Centro de Estudos em Ética, Transparência, Integridade e Compliance) na FGV EAESP. É Pesquisador do Núcleo de Estudos de Atores e Agendas de Política Externa (NEAAPE). Direitos Humanos, Terrorismo e Corrupção são seus principais temas de interesse. País que pesquisa no NEAAPE: África do Sul.

Beatriz Santos

UERJ

Mestra em Relações Internacionais no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGRI/UERJ). Bacharela em Relações Internacionais pelo Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro (UNILASALLE/RJ). É pesquisadora do Núcleo de Estudos de Atores e Agendas de Política Externa (NEAAPE). Principais áreas de interesse e atuação: Economia política internacional, China, Relações Internacionais e Política Externa. País que pesquisa no NEAAPE: China.

Eduardo Morrot Coelho Madureira

IESP-UERJ

Doutorando e Mestre em Ciência Política no IESP-UERJ. Bacharel em Direito e em Relações Internacionais, ambos pela UFRJ. Pesquisador do Núcleo de Estudos de Atores e Agendas de Política Externa (NEAAPE). Suas áreas de interesse são a Ciência Política, Análise de Política Externa e Direito. Países que pesquisa no NEAAPE: Brasil.

Felipe Mourão

UERJ

Mestrando em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGRI-UERJ). Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário LaSalle (Unilasalle-RJ). Pesquisador do Núcleo de Estudos de Atores e Agendas de Política Externa (NEAAPE). Suas áreas de interesse são Política Externa, Cooperação Internacional, China, América Latina. País que pesquisa no NEAAPE: Paraguai

Fernanda Abreu

UERJ

Mestre em Relações Internacionais no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGRI/UERJ). Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro (UNILASALLE/RJ), realizou mobilidade acadêmica internacional para a Universidade do Porto. Recebeu o prêmio Araújo Castro pela monografia mais inovadora (UNILASALLE/RJ). É pesquisadora do Núcleo de Estudos de Atores e Agendas de Política Externa (NEAAPE). Principais áreas de interesse e atuação: Instituições, Teoria Feminista, Relações Internacionais e Política Externa. País que pesquisa no NEAAPE: Peru.

Guilherme Campbell

UERJ

Mestrando em Relações Internacionais (PPGRI/UERJ). Bacharel em Relações Internacionais pela UERJ. Pesquisador do Núcleo de Estudos Atores e Agendas de Política Externa (NEAAPE) do IESP/UERJ, do Núcleo de Estudos Internacionais Brasil-Argentina (NEIBA) da UERJ e do Núcleo de Pesquisa de Geopolítica, Integração Regional e Sistema Mundial (GIS) do IFCS-UFRJ. Assistente Editorial na Diálogos Internacionais (ISSN 2596-2353), B1 pelo Qualis 2017-2020. Membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Estado do Rio de Janeiro (CERHI-RJ). Possui interesse nas áreas de: Teoria de Relações Internacionais, Clima e Geopolítica dos Recursos Naturais, com atuação voltada para Gestão de Recursos Hídricos Transfronteiriços. País que pesquisa no NEAAPE: Índia.

Stephanie Braun Clemente

UERJ

Doutoranda em Relações Internacionais no PPGRI/UERJ. Mestre em Relações Internacionais no PPGRI/UERJ. Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Grupos de pesquisa: Laboratório de Estudos sobre Regionalismo e Política Externa (LERPE) – UERJ. Bolsista de doutorado da CAPES. Áreas de atuação e interesses: Política Externa da Venezuela; Integração Regional; Estudos sobre América Latina; Análise de Política Externa; Política Internacional. País que pesquisa no NEAAPE: Venezuela.

COLABORADORES

Amanda Silvestre da Silva

UERJ

Graduanda em Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é pesquisadora do Núcleo de Estudos de Atores e Agendas de Política Externa (NEAAPE). Participou da pesquisa e workshop” In The Youth in a Changing World” (Columbia University). Áreas de atuação e interesse: Análise de Política Externa; Política Externa Brasileira e Cooperação Sul-Sul. Responsável pelo Agenda do Sul (NEAAPE) e pelo América do Sul em foco (OPSA).

Edgar Andrés Londoño Niño

IESP-UERJ

Doutorando em Ciência Política do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) (Bolsista do Programa PEC-PG, CAPES/CNPq/MRE-Brasil), mestre em Relações Internacionais do Programa San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP., PUC-SP) e graduado em Ciência Política da Universidade Nacional da Colômbia. Atua nas seguintes áreas acadêmicas: Relações Internacionais da América do Sul, Política Exterior, Integração regional e Fronteiras.

Livia Liria Avelhan

IESP-UERJ

Pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas (FGV) desde 2018 e pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) entre 2017 e 2018. É mestre em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Principais áreas de pesquisa: análise de política externa e cooperação internacional para o desenvolvimento.

Kayo Moura

IESP-UERJ

Mestrando em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com domínio adicional em estudos latino-americanos. Monografia “Construindo um Brasil: política externa, pacifismo e identidade brasileira” laureada com menção honrosa no prêmio Gerson Moura (IRI/PUC-Rio). Integra dois núcleos de pesquisa: Grupo de Estudos de Economia e Política (GEEP – IESP/UERJ) e Núcleo de Estudos Atores e Agendas de Política Externa (NEAAP – IESP/UERJ). Áreas de atuação e interesse: pensamento política e social brasileiro, política externa e economia política.

André Pimentel Ferreira Leão

IESP-UERJ

Doutorando em Ciência Política no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ). Possui mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas e graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Integra dois núcleos de pesquisa: o NEAAPE (Núcleo de Estudos Atores e Agendas de Política Externa), e o OPSA (Observatório Político Sul-Americano), ambos do IESP. Desenvolve pesquisas principalmente nas áreas de análise de política externa, política externa brasileira, política energética, integração regional, instituições internacionais, e relações Sul-Sul.

Leandro Wolpert dos Santos

IESP-UERJ

Doutorando em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), mestre e bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisador nos grupos NEAAPE (Núcleo de Estudos Agenda e Atores de Política Externa), OPSA (Observatório Político Sul-Americano) e GAPE (Grupo de Análise de Política Externa). Possui como áreas de interesse: Política Internacional, Análise de Política Externa, Política Externa Comparada, Política Externa Brasileira e de Defesa.

Luã Braga de Oliveira

IESP-UERJ

Mestre em Ciência Política no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP/UERJ) e Bacharel em Defesa e Gestão Estratégica Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (DGEI/UFRJ). É pesquisador do Núcleo de Estudos Atores e Agendas de Política Externa (NEAAPE/IESP) e pesquisador colaborador do Laboratório de Estudos Estratégicos e Institucionais (LEEI/UFRJ), na linha de pesquisa em Estudos Estratégicos. Pesquisa temas nas áreas de Política Internacional, Relações Internacionais e Estudos de Defesa.

Thaís Jesinski Batista

IESP-UERJ

Mestranda em Ciência Política pelo IESP-UERJ. Bacharela em Relações Internacionais pela UFRGS. Pesquisadora do Observatório Político Sul-Americano (OPSA) e do Núcleo de Estudo de Atores e Agendas de Política Externa (NEAAPE). Sua área de pesquisa é Relações Internacionais, com ênfase em Política Externa Brasileira e América do Sul.

PESQUISADORES ASSOCIADOS

Juliana Pinto Lemos da Silva

IESP-UERJ

Doutora em Ciência Política no IESP-UERJ. Mestra em Ciência Política pelo IESP-UERJ. Bacharela em Ciência Política pela UNIRIO. Também pesquisadora nos grupos LABMUNDO-Rio (IESP-UERJ) e GRISUL (CCJP-UNIRIO) da plataforma Latitude Sul. Principais áreas de pesquisa: Política Externa Brasileira, Política Externa Argentina, Direitos Humanos.

Monica Hirst

IESP-UERJ

Doutora em Estudos Estratégicos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais/ UFRGS (2011) e de Mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1982) e bacharel em Historia pela PUC-RJ (1976). Foi professora titular do Departamento de Economia e Administracão da Universidad Nacional de Quilmes(2012-2018), mantém vínculo com o Doutorado em Estudos de Deenvolvimento e atividades de pesquisa desta universidade e ensina no Mestrado de Estudos Internacionais da Universidade Torcuato di Tella desde. Foi professora do Departamento de Ciência Politíca e Estudos Internacionais da Universidade Torquato di Tella em Buenos Aires, Argentina(2000-2012) . Foi diretora-executiva da Fundação Centro de Estudos Brasileiros em Buenos Aires de 1996-2006 e participou da criação da Area de Relações Internacionais da FLACSO-Argentina, onde se desempenhou como pesquisadora sênior e professora nos anos de 1985-1999. Além de docente do Instituto de Serviço Exterior da Argentina-MREC (1994-2008) foi também professora visitante nas universidades de Stanford, Harvard, USP, UFSC e IESP-UERJ. Em 2016 foi pesquisadora-visitante no IECAH(Madrid) e Swisspeace Academy(Berna). Durante o período 2006-2009 atuou como co-coordenadora do Programa IBAS de bolsas para pesquisa do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro. Foi bolsista-doutor do Programa de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional(2011-2013)/IPEA. Realizou consultorias para o PNUD, UNOSSC, Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Argentina e Colômbia, Fundação Ford, NOREF e a Fundação Friedrich Ebert. Suas principais áreas de interesse são: política e segurança regional, paz e governança global,política externa do Brasil, regionalismo latino-americano, cooperação internacional e ajuda humanitária.. Publicou livros, capítulos de livros e artigos em periódicos especializados no Brasil, Estados Unidos ,India, Noruega, Portugal, Espanha e em diversos países latino-americanos, além de uma participação sistemática em eventos acadêmicos relacionados aos temas de sua especialização.