A pluralidade de atores que participam do processo decisório e de temas que integram as agendas de política externa demandam uma investigação a respeito das implicações decorrentes dessa nova configuração. O NEAAPE reúne pesquisadoras e pesquisadores dedicados a compreender este universo por meio de seus estudos e análises sobre o processo decisório de política externa de distintos países, seja de forma individual ou sob uma perspectiva comparada. O NEAAPE também produz textos, mapas, infográficos, tabelas e entrevistas que ilustram e problematizam este campo de pesquisa e reflexão. Criado em 2016, o Núcleo dá continuidade às pesquisas realizadas no âmbito da extinta Rede de Agendas e Atores de Política Externa que foi responsável, com apoio do CNPq, por avançar a reflexão sobre a política externa como uma política pública.
Coordenadora
Professora do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ (IESP/UERJ), é doutora em Relações Internacionais pela London School of Economics and Political Science. Foi professora adjunta do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e foi Visiting Research Associate junto ao Brazilian Studies Programme/Latin American Studies da University of Oxford. É especialista em Política Externa Brasileira, e trabalha nos seguintes temas: processo decisório, cooperação sul-sul, democracia e política externa, análise de política externa.
Coordenadora
Doutora em Ciência Política pelo IESP/UERJ, mestre em Relações Internacionais (PUC/Rio), especialista em Gerenciamento de Projetos (UFF) e graduada em Relações Internacionais (La Salle – RJ). Atualmente é coordenadora e professora do curso de Relações Internacionais no Centro Universitário La Salle-RJ. Atua nas seguintes áreas acadêmicas: Análise de Política Externa, Política Externa Brasileira, Política Externa Colombiana, Política de Defesa, Cooperação Sul-Sul e Políticas Públicas.
UERJ
UERJ
Mestranda em Relações Internacionais no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGRI/UERJ). Bacharela em Relações Internacionais pelo Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro (UNILASALLE/RJ). É pesquisadora do Núcleo de Estudos de Atores e Agendas de Política Externa (NEAAPE). Principais áreas de interesse e atuação: Economia política internacional, China, Relações Internacionais e Política Externa. País que pesquisa no NEAAPE: Equador.
IESP-UERJ
Mestrando em Ciência Política no IESP-UERJ. Bacharel em Direito e em Relações Internacionais, ambos pela UFRJ. Pesquisador do Núcleo de Estudos de Atores e Agendas de Política Externa (NEAAPE). Suas áreas de interesse são a Ciência Política, Análise de Política Externa e Direito. Países que pesquisa no NEAAPE: Brasil.
IESP-UERJ
Doutorando em Ciência Política no IESP-UERJ, mestre em Ciência Política também pelo IESP-UERJ. Bacharel em Administração Pública pela UNIRIO. Pesquisador do Núcleo de Estudos de Atores e Agendas de Política Externa e Bolsista da CAPES . Principais áreas de pesquisa: influência de grupos de interesse e pressão na formulação de políticas públicas, comércio exterior, política externa e legislativo, cooperação internacional em ciência e tecnologia, cooperação internacional energética e regimes internacionais de controle e desarmamento atômico. Países que pesquisa no NEAAPE: China.
IESP-UERJ
Doutoranda em Ciência Política no IESP-UERJ. Mestra em Ciência Política pelo IESP-UERJ. Bacharela em Ciência Política pela UNIRIO. Também pesquisadora nos grupos LABMUNDO-Rio (IESP-UERJ) e GRISUL (CCJP-UNIRIO) da plataforma Latitude Sul. Principais áreas de pesquisa: Política Externa Brasileira, Política Externa Argentina, Direitos Humanos. País que pesquisa no Neaape: Argentina.
IESP-UERJ
Doutorando em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) (Bolsista do Programa ProAfri); Mestrado em Relações Internacionais; graduado em Relações Internacionai. Pesquisador do Núcleo de Estudos Agenda e Atores de Política Externa (NEAAPE). Área de interesse: Política externa. País que pesquisa no NEAAPE: África do Sul.
IESP-UERJ
Mestrando em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) e Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisador nos grupos de pesquisa NEAAPE (Núcleo de Estudos Atores e Agendas de Política Externa) e OFRI (Observatório Feminista de Relações Internacionais). É bolsista CAPES. Suas áreas de interesse são: Política Externa, Pan-Africanismo, Diáspora Africana e Sul-Global. País que pesquisa no NEAAPE: Uruguai.
IESP-UERJ
Doutorando em Ciência Política do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) (Bolsista CAPES) e mestre em Ciência Política e Estudos Africanos. Principais áreas de interesse e atuação: Gestão dos Processos Eleitorais. País que pesquisa no NEAAPE: Venezuela.
IESP-UERJ
Mestranda em Ciência Política do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) e bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Cândido Mendes. Especialização em BRICS atribuída pelo Comitê Nacional de Pesquisas sobre BRICS da Federação Russa (NKIBRICS). Bolsista da Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para o Controle de Tabaco do Instituto Nacional de Câncer (CONICQ-INCA). Atua nas seguintes áreas acadêmicas: análise de política externa; política externa russa, cooperação internacional em saúde e BRICS.
Países que pesquisa no NEAAPE: Rússia.
IESP-UERJ
Doutorando em Ciência Política do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) (Bolsista do Programa PEC-PG, CAPES/CNPq/MRE-Brasil)
UERJ
Mestranda em Relações Internacionais no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGRI/UERJ) e Bolsista da CAPES. Bacharela em Relações Internacionais pelo Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro (UNILASALLE/RJ), realizou mobilidade acadêmica internacional para a Universidade do Porto. Recebeu o prêmio Araújo Castro pela monografia mais inovadora (UNILASALLE/RJ). É pesquisadora do Núcleo de Estudos de Atores e Agendas de Política Externa (NEAAPE). Principais áreas de interesse e atuação: Instituições, Teoria Feminista, Relações Internacionais e Política Externa. País que pesquisa no NEAAPE: Peru.
UERJ
Mestranda em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGRI-UERJ). Bacharela em Relações Internacionais pelo Centro Universitário LaSalle (Unilasalle-RJ). Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Atores e Agendas de Política Externa (NEAAPE). Suas áreas de interesse são Política Externa, Política Internacional, Direitos Humanos e Gênero. País que pesquisa no NEAAPE: Paraguai.
IESP-UERJ
Doutorando em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), mestre e bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisador nos grupos NEAAPE (Núcleo de Estudos Agenda e Atores de Política Externa), OPSA (Observatório Político Sul-Americano) e GAPE (Grupo de Análise de Política Externa). Possui como áreas de interesse: Política Internacional, Análise de Política Externa, Política Externa Comparada, Política Externa Brasileira e de Defesa.
UERJ
Graduanda em Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, é membro do Núcleo de Estudantes Negras e Negros de Relações Internacionais (NENRI/UERJ) e pesquisadora do Núcleo de Estudos de Atores e Agendas de Política Externa (NEAAPE). Principais áreas de interesse: Relações Internacionais no Continente Africano, Política Externa Sul-Africana, Análise de Política Externa. Responsável pelo Agenda do Sul (NEAAPE). País que pesquisa no NEAAPE: Índia.
IESP-UERJ
Mestranda em Ciência Política no IESP-UERJ. Bacharela em Relações Internacionais pela PUC-Rio. Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Atores e Agendas de Política Externa (NEAAPE). Suas áreas de interesse são: Política Internacional, Justiça de Transição e Instituições e Organizações Políticas. País que pesquisa no NEAAPE: Chile.
IESP-UERJ
Mestrando em Ciência Política no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ (IESP-UERJ). Bacharel em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais pelo CEFET-RJ, com período de mobilidade acadêmica no Institut d’Études Politiques da Université de Strasbourg (Sciences Po Strasbourg). Pesquisador do Núcleo de Estudos Atores e Agendas de Política Externa (NEAAPE) do IESP-UERJ. Possui interesse nas áreas de Pensamento Político Brasileiro e Análise da Política Externa, tendo participado de uma variedade de projetos de pesquisa e extensão nos últimos anos. País que pesquisa no NEAAPE: Bolívia.
UERJ
IESP-UERJ
Mestrando em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com domínio adicional em estudos latino-americanos. Monografia “Construindo um Brasil: política externa, pacifismo e identidade brasileira” laureada com menção honrosa no prêmio Gerson Moura (IRI/PUC-Rio). Integra dois núcleos de pesquisa: Grupo de Estudos de Economia e Política (GEEP – IESP/UERJ) e Núcleo de Estudos Atores e Agendas de Política Externa (NEAAP – IESP/UERJ). Áreas de atuação e interesse: pensamento política e social brasileiro, política externa e economia política.
IESP-UERJ
Mestre em Ciência Política no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP/UERJ) e Bacharel em Defesa e Gestão Estratégica Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (DGEI/UFRJ). É pesquisador do Núcleo de Estudos Atores e Agendas de Política Externa (NEAAPE/IESP) e pesquisador colaborador do Laboratório de Estudos Estratégicos e Institucionais (LEEI/UFRJ), na linha de pesquisa em Estudos Estratégicos. Pesquisa temas nas áreas de Política Internacional, Relações Internacionais e Estudos de Defesa.
IESP-UERJ
Doutorando em Ciência Política no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ). Possui mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas e graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Integra dois núcleos de pesquisa: o NEAAPE (Núcleo de Estudos Atores e Agendas de Política Externa), e o OPSA (Observatório Político Sul-Americano), ambos do IESP. Desenvolve pesquisas principalmente nas áreas de análise de política externa, política externa brasileira, política energética, integração regional, instituições internacionais, e relações Sul-Sul. País que pesquisa no NEAAPE: Uruguai.
IESP-UERJ
Pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas (FGV) desde 2018 e pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) entre 2017 e 2018. É mestre em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Principais áreas de pesquisa: análise de política externa e cooperação internacional para o desenvolvimento.
IESP-UERJ
Mestranda em Ciência Política pelo IESP-UERJ. Bacharela em Relações Internacionais pela UFRGS. Pesquisadora do Observatório Político Sul-Americano (OPSA) e do Núcleo de Estudo de Atores e Agendas de Política Externa (NEAAPE). Sua área de pesquisa é Relações Internacionais, com ênfase em Política Externa Brasileira e América do Sul.