Quem somos

A pluralidade de atores que participam do processo decisório e de temas que integram as agendas de política externa demandam uma investigação a respeito das implicações decorrentes dessa nova configuração. O NEAAPE reúne pesquisadoras e pesquisadores dedicados a compreender este universo por meio de seus estudos e análises sobre o processo decisório de política externa de distintos países, seja de forma individual ou sob uma perspectiva comparada. O NEAAPE também produz textos, mapas, infográficos, tabelas e entrevistas que ilustram e problematizam este campo de pesquisa e reflexão. Criado em 2016, o Núcleo dá continuidade às pesquisas realizadas no âmbito da extinta Rede de Agendas e Atores de Política Externa que foi responsável, com apoio do CNPq, por avançar a reflexão sobre a política externa como uma política pública.

COORDENAÇÃO

leticia_neaape

 

Letícia Pinheiro

Coordenadora

Professora do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ (IESP/UERJ), é doutora em Relações Internacionais pela London School of Economics and Political Science. Foi professora adjunta do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e foi Visiting Research Associate junto ao Brazilian Studies Programme/Latin American Studies da University of Oxford. É especialista em Política Externa Brasileira, e trabalha nos seguintes temas: processo decisório, cooperação sul-sul, democracia e política externa, análise de política externa.

foto_fernanda_neaape-150x150

 

Fernanda Cristina Nanci Izidro Gonçalves

Coordenadora Adjunta

Doutoranda em Ciência Política pelo IESP/UERJ, mestre em Relações Internacionais (PUC/Rio), especialista em Gerenciamento de Projetos (UFF) e graduada em Relações Internacionais (La Salle – RJ). Atualmente é coordenadora adjunta e professora do curso de Relações Internacionais no Centro Universitário La Salle-RJ. Atua nas seguintes áreas acadêmicas: Análise de Política Externa, Política Externa Brasileira, Cooperação Sul-Sul e Políticas Públicas.

EQUIPE

André Pimentel Ferreira Leão

IESP-UERJ

Doutorando em Ciência Política no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ). Possui mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas e graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Integra dois núcleos de pesquisa: o NEAAPE (Núcleo de Estudos Atores e Agendas de Política Externa), e o OPSA (Observatório Político Sul-Americano), ambos do IESP. Desenvolve pesquisas principalmente nas áreas de análise de política externa, política externa brasileira, política energética, integração regional, instituições internacionais, e relações Sul-Sul.

João Catraio Aguiar

IESP-UERJ

Doutorando em Ciência Política pelo IESP/UERJ, mestre em Relações Internacionais (PPGRI-UERJ), especialista em Políticas Públicas (EPPGG-UCAM), bacharel/licenciado em Ciências Sociais (IFCS-UFRJ) com Aperfeiçoamentos em Política Externa Brasileira (UNB) e Relações Culturais Internacionais (OEI e UNESCO). Suas pesquisas envolvem: Política Externa Brasileira; Pensamento Internacional; Análise de Política Externa; Pensamento Político; Estudos Históricos e Estudos Culturais. Foi professor de Relações Internacionais na Universidade Católica de Petrópolis e de Sociologia no Colégio Pedro II. Integra os grupos de pesquisa NEAAPE e BEEMOTE. É autor de “Paralelas e Perpendiculares: as temporadas culturais no início do século XXI”.

Leandro Wolpert dos Santos

IESP-UERJ

Doutorando em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), mestre e bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisador nos grupos NEAAPE (Núcleo de Estudos Agenda e Atores de Política Externa), OPSA (Observatório Político Sul-Americano) e GAPE (Grupo de Análise de Política Externa). Possui como áreas de interesse: Análise de Política Externa, Política Externa Brasileira, Política e Segurança Internacional.

Luã Braga de Oliveira

IESP-UERJ

Mestrando em Ciência Política no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP/UERJ) e Bacharel em Defesa e Gestão Estratégica Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (DGEI/UFRJ). É pesquisador do Núcleo de Estudos Atores e Agendas de Política Externa (NEAAPE/IESP) e pesquisador colaborador do Laboratório de Estudos Estratégicos e Institucionais (LEEI/UFRJ), na linha de pesquisa em Estudos Estratégicos. Pesquisa temas nas áreas de Política Internacional, Relações Internacionais e Estudos de Defesa.

 

Edgar Andrés Londoño Niño

IESP-UERJ

Doutorando em Ciência Política do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) (Bolsista do Programa PEC-PG, CAPES/CNPq/MRE-Brasil), mestre em Relações Internacionais do Programa San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP., PUC-SP) e graduado em Ciência Política da Universidade Nacional da Colômbia. Atua nas seguintes áreas acadêmicas: Relações Internacionais da América do Sul, Política Exterior, Integração regional e Fronteiras.

 

Juliana Pinto Lemos da Silva

IESP-UERJ

Mestranda em Ciência Política no IESP-UERJ. Bacharela em Ciência Política pela UNIRIO. Pesquisadora nos grupos LABMUNDO-Rio (IESP-UERJ), LEMEP (IESP-UERJ) e GRISUL (CCJP-UNIRIO). Atua na área de Ciência Política, com ênfase em Política Internacional, Política Externa Brasileira, Cooperação e Organizações Internacionais.

Leonardo Albarello Weber

IESP-UERJ

Mestrando em Ciência Política no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é pesquisador do Observatório Político Sul-Americano (OPSA) e do Núcleo de Estudo de Atores e Agendas de Política Externa (NEAAPE). Suas áreas de pesquisa são Política Internacional, Integração Regional Sul-Americana e Análise de Política Externa.

foto_livia_neaape-e1473712653884-148x150

Livia Liria Avelhan

IESP-UERJ

Mestranda do curso de Ciência Política do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisa Análise de Política Externa, com ênfase em Análise de Processo Decisório.