A pluralidade de atores que participam do processo decisório e de temas que integram as agendas de política externa demandam uma investigação a respeito das implicações decorrentes dessa nova configuração. O NEAAPE reúne pesquisadoras e pesquisadores dedicados a compreender este universo por meio de seus estudos e análises sobre o processo decisório de política externa de distintos países, seja de forma individual ou sob uma perspectiva comparada. O NEAAPE também produz textos, mapas, infográficos, tabelas e entrevistas que ilustram e problematizam este campo de pesquisa e reflexão. Criado em 2016, o Núcleo dá continuidade às pesquisas realizadas no âmbito da extinta Rede de Agendas e Atores de Política Externa que foi responsável, com apoio do CNPq, por avançar a reflexão sobre a política externa como uma política pública.
Coordenadora
Professora do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ (IESP/UERJ), é doutora em Relações Internacionais pela London School of Economics and Political Science. Foi professora adjunta do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e foi Visiting Research Associate junto ao Brazilian Studies Programme/Latin American Studies da University of Oxford. É especialista em Política Externa Brasileira, e trabalha nos seguintes temas: processo decisório, cooperação sul-sul, democracia e política externa, análise de política externa.
Coordenadora
Doutora em Ciência Política pelo IESP/UERJ, mestre em Relações Internacionais (PUC/Rio), especialista em Gerenciamento de Projetos (UFF) e graduada em Relações Internacionais (La Salle – RJ). Atualmente é coordenadora e professora do curso de Relações Internacionais no Centro Universitário La Salle-RJ. Atua nas seguintes áreas acadêmicas: Análise de Política Externa, Política Externa Brasileira, Política Externa Colombiana, Política de Defesa, Cooperação Sul-Sul e Políticas Públicas. País que pesquisa no Neaape: Colômbia
UERJ
IESP-UERJ
Mestranda em Ciência Política do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) e bacharela em Relações Internacionais pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro (IUPERJ-UCAM). Especialização em BRICS atribuída pelo Comitê Nacional de Pesquisa sobre BRICS da Federação Russa. Atua nas seguintes áreas acadêmicas: Análise de Política Externa, Política Externa Russa, Geopolítica no antigo território soviético e BRICS.
IESP-UERJ
Doutorando em Ciência Política no IESP-UERJ, mestre em Ciência Política também pelo IESP-UERJ. Bacharel em Administração Pública pela UNIRIO. Pesquisador do Núcleo de Estudos de Atores e Agendas de Política Externa e Bolsista da CAPES . Principais áreas de pesquisa: influência de grupos de interesse e pressão na formulação de políticas públicas, comércio exterior, política externa e legislativo, cooperação internacional em ciência e tecnologia, cooperação internacional energética e regimes internacionais de controle e desarmamento atômico. Países que pesquisa no NEAAPE: China e Índia. “
IESP-UERJ
IESP-UERJ
Mestrando em Ciência Política no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP/UERJ) e Bacharel em Defesa e Gestão Estratégica Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (DGEI/UFRJ). É pesquisador do Núcleo de Estudos Atores e Agendas de Política Externa (NEAAPE/IESP) e pesquisador colaborador do Laboratório de Estudos Estratégicos e Institucionais (LEEI/UFRJ), na linha de pesquisa em Estudos Estratégicos. Pesquisa temas nas áreas de Política Internacional, Relações Internacionais e Estudos de Defesa. Países que pesquisa no NEAAPE: Equador e Rússia.
IESP-UERJ
Doutorando em Ciência Política no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ). Possui mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas e graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Integra dois núcleos de pesquisa: o NEAAPE (Núcleo de Estudos Atores e Agendas de Política Externa), e o OPSA (Observatório Político Sul-Americano), ambos do IESP. Desenvolve pesquisas principalmente nas áreas de análise de política externa, política externa brasileira, política energética, integração regional, instituições internacionais, e relações Sul-Sul. Países que pesquisa no NEAAPE: México e Uruguai.
IESP-UERJ
Doutorando em Ciência Política do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) (Bolsista do Programa PEC-PG, CAPES/CNPq/MRE-Brasil)
IESP-UERJ
Doutoranda em Ciência Política no IESP-UERJ. Mestra em Ciência Política pelo IESP-UERJ. Bacharela em Ciência Política pela UNIRIO. Também pesquisadora nos grupos LABMUNDO-Rio (IESP-UERJ) e GRISUL (CCJP-UNIRIO) da plataforma Latitude Sul. Principais áreas de pesquisa: Política Externa Brasileira, Política Externa Argentina, Direitos Humanos. Países que pesquisa no Neaape: Argentina.
IESP-UERJ
Doutorando em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), mestre e bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisador nos grupos NEAAPE (Núcleo de Estudos Agenda e Atores de Política Externa), OPSA (Observatório Político Sul-Americano) e GAPE (Grupo de Análise de Política Externa). Possui como áreas de interesse: Política Internacional, Análise de Política Externa, Política Externa Comparada, Política Externa Brasileira e de Defesa. Países que pesquisa no NEAAPE: Brasil e Peru.
IESP-UERJ
Mestranda em Ciência Política pelo IESP-UERJ. Bacharela em Relações Internacionais pela UFRGS. Pesquisadora do Observatório Político Sul-Americano (OPSA) e do Núcleo de Estudo de Atores e Agendas de Política Externa (NEAAPE). Sua área de pesquisa é Relações Internacionais, com ênfase em Política Externa Brasileira e América do Sul. País que pesquisa no NEAAPE: Bolívia.
IESP-UERJ
Doutorando em Ciência Política pelo IESP/UERJ, mestre em Relações Internacionais (PPGRI-UERJ), especialista em Políticas Públicas (EPPGG-UCAM), bacharel/licenciado em Ciências Sociais (IFCS-UFRJ) com Aperfeiçoamentos em Política Externa Brasileira (UNB) e Relações Culturais Internacionais (OEI e UNESCO). Suas pesquisas envolvem: Política Externa Brasileira; Pensamento Internacional; Análise de Política Externa; Pensamento Político; Estudos Históricos e Estudos Culturais. Foi professor de Relações Internacionais na Universidade Católica de Petrópolis e de Sociologia no Colégio Pedro II. Integra os grupos de pesquisa NEAAPE e BEEMOTE. É autor de “Paralelas e Perpendiculares: as temporadas culturais no início do século XXI”.
IESP-UERJ
Pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas (FGV) desde 2018 e pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) entre 2017 e 2018. É mestre em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Principais áreas de pesquisa: análise de política externa e cooperação internacional para o desenvolvimento.
IESP-UERJ
Mestrando em Ciência Política pelo IESP-UERJ. Bacharel em Relações Internacionais pela UFRGS. Pesquisador do Observatório Político Sul-Americano (OPSA) e do Núcleo de Estudo de Atores e Agendas de Política Externa (NEAAPE). Sua principal área de pesquisa é Política Internacional, com ênfase em Relações Internacionais da América do Sul e Política Externa da Venezuela. Países que pesquisa no NEAAPE: Venezuela.