Quem somos

A pluralidade de atores que participam do processo decisório e de temas que integram as agendas de política externa demandam uma investigação a respeito das implicações decorrentes dessa nova configuração. O NEAAPE reúne pesquisadoras e pesquisadores dedicados a compreender este universo por meio de seus estudos e análises sobre o processo decisório de política externa de distintos países, seja de forma individual ou sob uma perspectiva comparada. O NEAAPE também produz textos, mapas, infográficos, tabelas e entrevistas que ilustram e problematizam este campo de pesquisa e reflexão. Criado em 2016, o Núcleo dá continuidade às pesquisas realizadas no âmbito da extinta Rede de Agendas e Atores de Política Externa que foi responsável, com apoio do CNPq, por avançar a reflexão sobre a política externa como uma política pública.

COORDENAÇÃO

leticia_neaape

 

Letícia Pinheiro

Coordenadora

Professora do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ (IESP/UERJ), é doutora em Relações Internacionais pela London School of Economics and Political Science. Foi professora adjunta do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e foi Visiting Research Associate junto ao Brazilian Studies Programme/Latin American Studies da University of Oxford. É especialista em Política Externa Brasileira, e trabalha nos seguintes temas: processo decisório, cooperação sul-sul, democracia e política externa, análise de política externa.

foto_fernanda_neaape-150x150

 

Fernanda Cristina Nanci Izidro Gonçalves

Coordenadora

Doutora em Ciência Política pelo IESP/UERJ, mestre em Relações Internacionais (PUC/Rio), especialista em Gerenciamento de Projetos (UFF) e graduada em Relações Internacionais (La Salle – RJ). Atualmente é coordenadora e professora do curso de Relações Internacionais no Centro Universitário La Salle-RJ. Atua nas seguintes áreas acadêmicas: Análise de Política Externa, Política Externa Brasileira, Política Externa Colombiana, Política de Defesa, Cooperação Sul-Sul e Políticas Públicas.

EQUIPE

Amanda Silvestre da Silva

UERJ

Graduanda em Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é pesquisadora do Núcleo de Estudos de Atores e Agendas de Política Externa (NEAAPE). Participou da pesquisa e workshop” In The Youth in a Changing World” (Columbia University). Áreas de atuação e interesse: Análise de Política Externa; Política Externa Brasileira e Cooperação Sul-Sul. Responsável pelo Agenda do Sul (NEAAPE) e pelo América do Sul em foco (OPSA). País que pesquisa no NEAAPE: Chile

Beatriz Pontes

IESP-UERJ

Mestranda em Ciência Política do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) e bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Cândido Mendes. Especialização em BRICS atribuída pelo Comitê Nacional de Pesquisas sobre BRICS da Federação Russa (NKIBRICS). Bolsista da Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para o Controle de Tabaco do Instituto Nacional de Câncer (CONICQ-INCA). Atua nas seguintes áreas acadêmicas: análise de política externa; política externa russa, cooperação internacional em saúde e BRICS.
Países que pesquisa no NEAAPE: Rússia.

Edgar Andrés Londoño Niño

IESP-UERJ

Doutorando em Ciência Política do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) (Bolsista do Programa PEC-PG, CAPES/CNPq/MRE-Brasil), mestre em Relações Internacionais do Programa San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP., PUC-SP) e graduado em Ciência Política da Universidade Nacional da Colômbia. Atua nas seguintes áreas acadêmicas: Relações Internacionais da América do Sul, Política Exterior, Integração regional e Fronteiras. País que pesquisa no NEAAPE: Colômbia.

Fernanda Abreu

IESP-UERJ

Mestranda em Relações Internacionais no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGRI/UERJ) e Bolsista da CAPES. Bacharela em Relações Internacionais pelo Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro (UNILASALLE/RJ), realizou mobilidade acadêmica internacional para a Universidade do Porto. Recebeu o prêmio Araújo Castro pela monografia mais inovadora (UNILASALLE/RJ). É pesquisadora do Núcleo de Estudos de Atores e Agendas de Política Externa (NEAAPE). Principais áreas de interesse e atuação: Instituições, Teoria Feminista, Relações Internacionais e Política Externa. País que pesquisa no NEAAPE: Peru.

Johanna Larrubia,

UERJ

Mestranda em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGRI-UERJ). Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário LaSalle (Unilasalle-RJ). Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Atores e Agendas de Política Externa (NEAAPE) e também do Laboratório Universitário de Pesquisa sobre Práticas Ativas de Aprendizado (LUPPAA). Suas áreas de interesse são Política Externa, Política Internacional, Direitos Humanos e Gênero. País que pesquisa no NEAAPE: Paraguai.

Juliana Pinto Lemos da Silva

IESP-UERJ

Doutoranda em Ciência Política no IESP-UERJ. Mestra em Ciência Política pelo IESP-UERJ. Bacharela em Ciência Política pela UNIRIO. Também pesquisadora nos grupos LABMUNDO-Rio (IESP-UERJ) e GRISUL (CCJP-UNIRIO) da plataforma Latitude Sul. Principais áreas de pesquisa: Política Externa Brasileira, Política Externa Argentina, Direitos Humanos. País que pesquisa no Neaape: Argentina.

Leandro Wolpert dos Santos

IESP-UERJ

Doutorando em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), mestre e bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisador nos grupos NEAAPE (Núcleo de Estudos Agenda e Atores de Política Externa), OPSA (Observatório Político Sul-Americano) e GAPE (Grupo de Análise de Política Externa). Possui como áreas de interesse: Política Internacional, Análise de Política Externa, Política Externa Comparada, Política Externa Brasileira e de Defesa.

Marcelly Firmino

UERJ

Graduanda em Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, é membro do Núcleo de  Estudantes Negras e Negros de Relações Internacionais (NENRI/UERJ) e pesquisadora do Núcleo de Estudos de Atores e Agendas de Política Externa (NEAAPE). Principais áreas de interesse: Relações Internacionais no Continente Africano, Política Externa Sul-Africana, Análise de Política Externa. Responsável pelo Agenda do Sul (NEAAPE). País que pesquisa no NEAAPE: Índia.

Thaís Jesinski Batista

IESP-UERJ

Mestranda em Ciência Política pelo IESP-UERJ. Bacharela em Relações Internacionais pela UFRGS. Pesquisadora do Observatório Político Sul-Americano (OPSA) e do Núcleo de Estudo de Atores e Agendas de Política Externa (NEAAPE). Sua área de pesquisa é Relações Internacionais, com ênfase em Política Externa Brasileira e América do Sul. País que pesquisa no NEAAPE: Venezuela.

André Pimentel Ferreira Leão

IESP-UERJ

Doutorando em Ciência Política no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ). Possui mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas e graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Integra dois núcleos de pesquisa: o NEAAPE (Núcleo de Estudos Atores e Agendas de Política Externa), e o OPSA (Observatório Político Sul-Americano), ambos do IESP. Desenvolve pesquisas principalmente nas áreas de análise de política externa, política externa brasileira, política energética, integração regional, instituições internacionais, e relações Sul-Sul. País que pesquisa no NEAAPE: Uruguai.

Beatriz Santos

IESP-UERJ

Mestranda em Relações Internacionais no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGRI/UERJ). Bacharela em Relações Internacionais pelo Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro (UNILASALLE/RJ). É pesquisadora do Núcleo de Estudos de Atores e Agendas de Política Externa (NEAAPE). Principais áreas de interesse e atuação: Economia política internacional, China, Relações Internacionais e Política Externa. País que pesquisa no NEAAPE: Equador.

Eduardo Morrot Coelho Madureira

IESP-UERJ

 Mestrando em Ciência Política no IESP-UERJ. Bacharel em Direito e em Relações Internacionais, ambos pela UFRJ. Pesquisador do Núcleo de Estudos de Atores e Agendas de Política Externa (NEAAPE). Suas áreas de interesse são a Ciência Política, Análise de Política Externa e Direito. Países que pesquisa no NEAAPE: Bolívia.

Ghaio Nicodemos

IESP-UERJ

Doutorando em Ciência Política no IESP-UERJ, mestre em Ciência Política também pelo IESP-UERJ. Bacharel em Administração Pública pela UNIRIO. Pesquisador do Núcleo de Estudos de Atores e Agendas de Política Externa e Bolsista da CAPES Principais áreas de pesquisa: influência de grupos de interesse e pressão na formulação de políticas públicas, comércio exterior, política externa e legislativo, cooperação internacional em ciência e tecnologia, cooperação internacional energética e regimes internacionais de controle e desarmamento atômico. Países que pesquisa no NEAAPE: China. 

Juliana de Sant'Anna Cunha

UERJ

Graduanda em Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é pesquisadora do Núcleo de Estudos de Atores e Agendas de Política Externa (NEAAPE). Participa da empresa júnior de relações internacionais da UERJ, Proxy. Áreas de atuação e interesse: Análise de Política Externa; Política Externa Brasileira e Cooperação Sul-Sul. Responsável pela edição da Newsletter do NEAAPE. País que pesquisa no NEAAPE: Índia

Kayo Moura

IESP-UERJ


Mestrando em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com domínio adicional em estudos latino-americanos. Integra dois núcleos de pesquisa: Grupo de Estudos de Economia e Política (GEEP – IESP/UERJ) e Núcleo de Estudos Atores e Agendas de Política Externa (NEAAP – IESP/UERJ). Áreas de atuação e interesse: políticas públicas, política externa e economia política. País que pesquisa no NEAAP: África do Sul.

Luã Braga de Oliveira

IESP-UERJ

Mestre em Ciência Política no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP/UERJ) e Bacharel em Defesa e Gestão Estratégica Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (DGEI/UFRJ). É pesquisador do Núcleo de Estudos Atores e Agendas de Política Externa (NEAAPE/IESP) e pesquisador colaborador do Laboratório de Estudos Estratégicos e Institucionais (LEEI/UFRJ), na linha de pesquisa em Estudos Estratégicos. Pesquisa temas nas áreas de Política Internacional, Relações Internacionais e Estudos de Defesa. País que pesquisa no NEAAPE: Brasil.

Nathan OLiveira

IESP-UERJ

Mestrando em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGRI/UERJ), bacharel em Relações Internacionais pela Unilasalle-RJ. Atualmente é redator no blog Diário das Nações e pesquisador colaborador no Observatório Político dos Estados Unidos (OPEU) e no Núcleo de Estudos Atores e Agendas de Política Externa (NEAAPE). Suas áreas de interesse e atuação são: Análise de Política Externa; Política Externa Brasileira; Relações EUA-América Latina, Política Externa dos EUA. País que pesquisa no NEAAPE: México

COLABORADORES

Leonardo Albarello Weber

IESP-UERJ

Mestre em Ciência Política pelo IESP-UERJ. Bacharel em Relações Internacionais pela UFRGS. Pesquisador do Observatório Político Sul-Americano (OPSA) e do Núcleo de Estudo de Atores e Agendas de Política Externa (NEAAPE). Sua principal área de pesquisa é Política Internacional, com ênfase em Relações Internacionais da América do Sul e Política Externa da Venezuela.

 

Livia Liria Avelhan

IESP-UERJ

Pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas (FGV) desde 2018 e pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) entre 2017 e 2018. É mestre em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Principais áreas de pesquisa: análise de política externa e cooperação internacional para o desenvolvimento.